Na etapa de maio será vacinado o gado em todas as faixas etárias, de mamando a caducando - anteriormente eram vacinados nesta etapa apenas os animais de até 24 meses. Já em novembro serão imunizados rebanhos com até dois anos. Ontem, em Rondonópolis, o governador Pedro Taques e o ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinaram um protocolo instituindo a alteração no calendário.

A mudança das etapas será publicada em uma portaria conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A vacinação na região do Pantanal permanecerá com o mesmo calendário, de uma única vacinação de todo o rebanho em novembro e para os produtores que desejam fazer movimentação de rebanho, uma segunda etapa quando tiver ultrapassado seis meses da última vacinação.

O governador Pedro Taques considerou a inversão no calendário de vacinação uma vitória para os produtores mato-grossenses e ressaltou os bons números da pecuária mato-grossense, que tem o maior rebanho bovino comercial do Brasil, com 29,2 milhões de cabeças e é o segundo maior exportador de carne do país.

Maggi destacou a importância da inversão das etapas para a pecuária de Mato Grosso, frisando que os produtores estimam uma economia de R$ 120 milhões ao ano com a mudança.